Pós-graduação em Programação, Robótica e Inteligência Artificial

Postgraduate course in Programming, Robotics and Artificial Intelligence 


Pós-graduação PRIA 

Inscrições | Enrollment

Candidaturas

Candidaturas vão abrir este ano | Enrolment will be open this year

Calendarização | Scheduling 

A sessões decorrem em horário pós-laboral  6ª feira da parte da tarde e na manhã de sábado. | Lectures will be on Friday  afternoon and in the Saturday morning. 

Primeiro dia de aulas | Start:   13 de Fevereiro

    Interrupção letiva de Carnaval | Carnaval:    3 de março a 05 de março de 2025

    Interrupção letiva de Páscoa | Easter :     14 de abril a 21 de abril de 2025

    Último dia de aulas | End:     21 de junho de 2025

    Avaliação de Época Normal | Exams (normal):     23 a 28 de junho de 2025

    Avaliação de Época Especial | Exams (special):        1 a 5 de julho de 2025


Público alvo | Target Audience

É dirigido a todos os que pretendem aprofundamento de conhecimentos em áreas ligadas à tecnologia. Em particular para:

It is aimed at all those who want to deepen their knowledge in areas related to technology. In particular for:

Objetivos | Goals

Develop programming skills, applying Artificial Intelligence and machine learning concepts in contexts oriented to applications in robotics and related areas.

It has a practical component that allows trainees to test concepts and develop application projects.

It is supported by the laboratory of Robotics and Artificial Intelligence of the University of the Azores with financing by the Regional Science & Technology Department.

Creditação | Credits

O curso não carece de acreditação e pode ser convertido em créditos pela Direção Regional de Educação. 

A área de formação do curso vai ao encontro do apoio dado pelo Governo Regional dos Açores, para a criação de clubes de programação e robótica nas diferentes escolas da região.

The course does not require accreditation and can be converted into credits by the Direção Regional de Educação (DRE).

The training area of the course follows the recent investment of the Regional Government of the Azores in the creation of programming and robotics clubs in regional schools.

Estrutura curricular | Syllabus

Sequência | Sequence

As disciplinas são organizadas numa sequência que procura orientar os formandos para a experimentação em laboratório e projeto, na figura à esquerda. | The courses are organized to promote experimentation in lab and project courses following the sequence presented in the figure on the left.

UCs | Courses

As unidades curriculares têm 24 horas de contacto (horário pós-laboral) com o total de 18 ECTS. | All courses have 24 hours contact with a total of 18 ECTS.

Robótica e IA | Robotics and AI

Introduzem-se conceitos de robótica e robótica inteligente. Abordam-se os principais componentes de um robô, dos diferentes tipos de sensores e das aplicações da inteligência artificial na robótica.                      

Concepts such as robotics and intelligent robotics are introduced. The main components of a robot and the applications of Artificial Intelligence to robotics are addressed.

Programação | Programming

Abordam-se conceitos de programação imperativa e introduzem-se conceitos de programação por objetos. A UC orienta a formação para  a programação em robótica e aprendizagem automática.

Imperative programming concepts are approached and object programming concepts are introduced. The curricular unit focuses on programming languages adapted to robotics and to the areas of Artificial Intelligence and Machine Learning.

Aprendizagem | M. Learning

Introduzem-se conceitos basilares sobre tratamento de dados e apresentam-se diferentes algoritmos de aprendizagem.  A UC inclui atividades de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Basic concepts about data processing are introduced and different learning algorithms are presented. The course also includes activities to apply the acquired knowledge.

São aborados temas das áreas do curso em sessões presenciais e/ou à distância, recorrendo a especialistas. Os formandos produzem uma monografia, como primeira abordagem ao projeto. 

Diverse themes are addressed, covering the areas of the course in sessions organized face-to-face and / or at distance, using specialists. The course will be assessed with the production of a monograph, intending to be a first approach to the theme to be developed in the project.

Laboratório de Aplicações em Robótica e Aprendizagem | Robotics and Learning Applications Laboratory

Desafiam-se os formandos a testar diferentes plataformas robóticas ou de inteligência artificial, associadas a determinado tipo de hardware ou software ou a um contexto específico. Pretende-se ser um espaço de experimentação e partilha com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos em UCs anteriores 

In this course unit, trainees are challenged to test different  platforms, for robotics or for artificial intelligence, adapted to different types of hardware and software or to a specific context. It is intended to be a space for experimentation and sharing with the objective of consolidating the knowledge acquired in the previous courses.

Projeto | Project                                                                                                          

Pretende-se que cada formando desenvolva um projeto individual num tema à sua escolha com o apoio de um orientador. Na avaliação final da UC ter-se-à em conta a submissão do trabalho desenvolvido em projeto a um encontro científico com revisão.

It is intended that trainees develop an individual project on a theme of their choice with the support of an advisor. The final evaluation of this course will take into account the submission  to a scientific meeting with review.

Contactos | Contacts

Jose Cascalho e-mail:  jose . mv . cascalho @ uac . pt

Armando Mendes  e-mail: armando . b . mendes @ uac . pt